EntreEscritores #2 - Lénia Rufino
O segundo episódio do podcast EntreEscritores foi para o ar no dia 7 de abril e teve como convidada a autora Lénia Rufino.
Nesta conversa, ficámos a saber que a autora é do signo Aquário, mãe, formada em Publicidade e Marketing e que, ao longo dos anos, vem construindo um público fixo de leitores através do seu blogue, do DN Jovem e do Repórter Sombra, com o qual ainda colabora atualmente. Na altura em que se tornou comum publicarem-se blogues em livro, a autora decidiu que não queria entrar no mundo da publicação por essa janela, e que estava disposta a esperar pela oportunidade ideal para publicar um romance e realizar assim o seu sonho de se tornar uma autora publicada.
A autora comentou que gosta de ler João Tordo, destacando o título "O Luto de Elias Gro", mas também Saramago, "O Ensaio Sobre a Cegueira", Ken Follet, Chris Carter no campo dos thrillers, e tantos outros. Quanto a que tipo de autores podem vir a apreciar o seu livro, menciona os fãs de "Galveias", de José Luís Peixoto, os que apreciam os livros de João Tordo, e, por fim, quem aprecie um bom mistério ao estilo de Agatha Christie.
Entre outras partilhas, ficámos a saber que a autora nunca ponderou a possibilidade de partir para a auto-publicação - nem quando, ao fim de muitos anos a contactar editoras com o seu livro terminado, finalmente conseguiu uma proposta de edição, e logo após sofreu a decepção de ver a editora recuar devido à pandemia. Desabafou sobre essa experiência no seu blogue, Palavra por Palavra, numa entrada intitulada "O Poder do Não". Esta pergunta foi lançada para os ouvintes, com vista ao sorteio de um exemplar autografado do seu novíssimo romance "O Lugar das Árvores Tristes", publicado em março de 2021 pela Manuscrito.
Podem ouvir os episódios em Google podcast, Spotify ou Apple podcasts, e também no site do podcast.